segunda-feira, 14 de novembro de 2011

"Quem Sabe Faz A Hora Não Espera Acontecer"


(by Cinthya)

Estávamos os quatro irmãos reunidos a jogar conversa fora. Relembrando as travessuras da infância, contando os micos dos outros, as surras que levávamos e a velha “lenda” na preferência pelo mais velho e pelo mais novo da prole. Eu e minha irmã ficamos em desvantagem pois estamos entre os dois meninos que são o primogênito e o caçula.

Daí começamos a falar sobre quem ia cuidar de quem quando envelhecêssemos. Acabou tudo sobre caindo para o meu filho, visto que é a única criança da casa. Então começamos a falar sobre filhos. Eu fui a única que não casou e a única a ter tido filho (sou toda às avessas, alheia a regras), os meninos com casamento estável, ainda não tiveram suas crianças, ficam adiando, deixando pro próximo ano e quando chega o novo ano chega também uma nova faculdade, uma pós, um novo emprego e o filho é de novo programado para o ano seguinte.

Quando eu falei que são todos uns molões que ficam inventando desculpas para não assumirem o compromisso de colocar um filho no mundo, eles responderam que estão esperando a hora certa para isso acontecer. Que essa hora ainda não chegou, que querem o filho, mas ainda não estão preparados. Que quando pensam no tamanho da responsabilidade, findam por adiar o projeto.

Bom, cada um pensa de um jeito. Mas eu ficaria muito feliz se eles optasse por ter filhos, porque nós sempre vivemos em meio a família grande, porque acho que um ser humano tem em si o desejo de procriar como se isso até fosse uma das suas finalidades. Lembro que quando me descobri grávida e fui contar para o meu diretor na époa, ele disse: “Parabéns Cinthya. Um ser humano só pode ser completo, só sente a plenitude após ter um filho”. Eu nunca esqueci aquela frase.

Então o que me questiono é se existe mesmo um tempo certo para que as coisas aconteçam ou basta que nós metamos a cara e façamos acontecer?
Mas já pensou, chegar na velhice sem ter filhos e netos para encher a casa no almoço de domingo, ou o meu filho não ter nenhum primo para brincar, sair. Enfim. Eu ainda quero mais filhos, porque gosto de família grande e feliz!

A hora de ser feliz é sempre a atual. 








3 comentários:

Malú disse...

Posso discordar em partes só um pouquinho? rss...Acho que na maioria das vezes(na grande maioria inclusive)os filhos, os primos e tudo mais irão encher a casa nas festas e horas necessárias. Mas não podemos contar com isso. A hora certa de deixar um filho vir é quando chega realmente a vontade. Claro que quando ele acontece sem planejar deve ser motivo de comemoração e amado do mesmo jeito. Mas ter um filho pensando na velhice, em alguém pra cuidar de você ou seja lá não é legal. Quantos filhos não estão nem aí pra seus pais? filhos crescem...tomam asas...a maioria sempre volta. Sempre estarão na hora precisa, mas há sim aqueles que não estarão. Eu entendo seus irmão e tantos outros casais que esperam esta " hora certa". Acredite, quando esta hora chegar, eles serão pais felizes e completos como todos os outros. Mas tem também aqueles que são felizes mesmo sem filhos. Imagine a pessoa que por algum problema não puder ter filhos. Será que vão ter uma velhice mais solitária do que os que tiveram? Eu entendi o teu texto...mas a pior coisa pra quem não optou por ter filhos cedo é a pressão da família.

O Divã Dellas disse...

Rsrssr... Mas lá não tem mais essa de "ter filho cedo"... Já tem gente entrando na casa dos 40. Os outros já estão na casa dos 30.
E todos loucos por criança, mas com medo do laço com o "compromisso eterno".
Crescemos vendo nossos pais cuidarem bem dos nossos avós, nós cuidamos bem dos nossos pais...
Um filho traz tanto aprendizado para a vida de uma pessoa.
Eu não ponho pressão neles. Só mostro como é gostoso ter filho, só isso! Afinal, a vida é deles.
E quem não tem filhos por algum problema, sei que se pudesse reverter as coisas, os teria, com certeza.
O Pedro vai crescer, pode ir embora, pode casar, me abandonar. Mas o que eu aprendi com ele, com a maternidade, isso tudo já fez valer a pena. Esse amor que tenho por ele jé me dá a melhor das sensações.
Enfim, que sejamos felizes, com ou sem os filhos, mas que meus irmãos deveriam repensar isso... Ah, deveriam! rsrsrsrsrs

Ricardo disse...

Concordo com a Cinthya!
Não tem essa de esperar não. Tive meu moleque com 34 e tem hora que já me dá canseira correr atrás dele (rsrsrs).
Eu acho que criança alegra a casa! Traz consigo uma sobrecarga de responsabilidades para os pais, mas trazem também um aumento na capacidade de encontrar soluções!
Diga pros seus irmãos correrem Thyntia... O tempo não espera e o melhor momento é a gente quem faz!