quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

O Ateu


(by Cinthya)

Ele não se atém a religião alguma. Nunca leu a bíblia. Se recusa a frequentar igrejas e sempre critica os fanáticos. Ele já assumiu por várias e várias vezes que não crê em Deus. Que acha inacreditável que alguém se permita crer de forma tão irracional em coisas tão bobas e sem embasamento que muitas religiões pregam.

Ele é cético. Com ele “X” é ”X” e “Y” é “Y”. Não existe um meio termo. Adora cálculos e tudo que tenha lógica pelo meio. É prático e inteligentíssimo. Adora resolver problemas e não se apega ao impalpável. Leitor de grandes filósofos, tem sempre uma teoria forte por trás daquilo que defende. Não dá murro no ar. Sua sabedoria de vida é construída sob forte alicerce.

Ao contrário do que muitos religiosos supõe, ele não é uma pessoa má. O seu coração é repleto de bondade e desejo de ajudar o próximo e isso o torna um ser muito querido. Ele não mede esforços para servir. É um porto seguro para toda a família. Todo mundo sempre precisa dele para algo. E ele, sempre incentiva, ajuda, ensina, serve.

Hoje ele estava falando sobre a vida. Sobre a morte. E sobre a necessidade de enfrentarmos as coisas com a maior naturalidade possível. Discorreu sobre o assunto com um conhecimento de causa tão grande que todos ficaram calados, pensativos. Ele passou por um momento complicado, acompanhando uma pessoa no tratamento de um câncer. Ele perdeu essa pessoa para o câncer. Mas ele não se permitiu perder-se para a vida. Pelo contrário. Ele enxergou a necessidade de se viver, de se cuidar e de zelar daqueles que amamos.

E ele não acredita em Deus. Mas vive no bem. Ele não ora. Mas agradece por tudo de bom que conseguiu para si e para os seus. Ele não se apega a nenhuma religião. Mas fala sobre a vida com uma doçura e um aprofundamento que nos faz refletir. Ele brinca, ele dá bronca, ele trabalha pra ganhar o pão e ele sabe, como ninguém, dividir o pão que ganha.

Então, como não dizer que quem cria o ateu é a própria religião? Que quem cria o ateu é o olhar fanático com o qual os líderes religiosos conduzem suas ovelhas? Como não afirmar que a forma distorcida e humana que esses tais lideres usam para manter suas igrejas e suas rendas é que causam nos homens questionadores a descrença em Deus?

Friedrich Nietzsche, filósofo alemão foi um ateu de carteirinha e certa vez ele escreveu que “Deus”, “imortalidade da alma”, “salvação”, “além” são conceitos para os quais nunca dediquei atenção, nem mesmo tempo, inclusive quando era criança – talvez eu jamais tenha sido criança o suficiente para tanto... Estou longe de conhecer o ateísmo na condição de resultado, menos ainda como acontecimento: em mim ele é compreensível na qualidade de instinto. Eu sou curioso por demais, questionável por demais, animado por demais para poder aceitar uma resposta esbofeteada. Deus é uma resposta esbofeteada e grosseira, uma indelicadeza contra nós, os pensadores – no fundo apenas uma proibição esbofeteada e grosseira contra nós: vós não deveis pensar!

E é assim mesmo que a grande parte das religiões faz. Incutem nos seus fieis ideias e ideais totalmente desprovidos de lógica e afastam para bem longe a possibilidade de questionamentos diante do risco do castigo. Para Nieztsche o ateísmo é um instinto e não um resultado. Para mim ele é um instinto que se aguça diante da falta de verdade das religiões e da falta de honestidade dos seus líderes.

A religião cria o ateu. E, para mim, se existe Deus, o ateu está muito mais próximo dEle do que está aquele que conduz uma legião de pobres almas sedentas de consolo e suga delas o pouco que elas têm de fé, de tempo, de inteligência, de dinheiro e, muito principalmente, de liberdade.

De repente, nem Deus crê nesse Deus que pregam por aí. Um Deus egoísta, fantasioso, malvado, rancoroso e cheio de preconceitos.

Um comentário:

Ricardo disse...

Tema polêmico, hein? rs...

Eu acho que o caminho do meio é sempre o mais sensato!

Não se sabe como a governança das nossas vidas acontece. Não se sabe a lógica de muita coisa e nem tampouco se Deus existe da forma como pregam por aí... ainda...

O fato é que tanto fanáticos quanto ateus (me refiro àqueles que defendem que somos resultado de uma grande explosão, e só...) estão fechando suas mentes para a percepção, para a evolução...

Inspiração é algo divino, bem como a racionalidade também...

Retrocesso é se explodir ou se achar superior por crer em algo ou não...

Achei legal o exemplo do post, pois o cara apesar de não aceitar certas coisas é virtuoso e caminha na ética!

Bjos meninas